Plataformas permitem criar site ou app sem saber programação – Brasil – Estadão

admin

imageDepois de muitos anos trabalhando com marketing e administração, Adriana Barbosa migrou para o ramo de imóveis.Há quatro anos, ela fundou uma imobiliária digital no Rio.Descobriu, então, que os preços de casas, apartamentos e salas comerciais em anúncios eram irreais.As transações sempre ficavam muito fora dos valores efetivamente pagos, pois o valor médio do metro quadrado no Rio era calculado por estimativas de preços longe da realidade.Foi aí que teve a ideia de desenvolver um aplicativo que mostrasse em poucos segundos o quanto vale um imóvel.Com um detalhe: ela mesma criou o app , mesmo sem nenhuma noção de programação.

O desenvolvimento da plataforma foi possível porque Adriana utilizou uma das diversas plataformas de no-code existentes no mercado.A proposta desses ambientes virtuais é permitir que até pessoas sem conhecimento sobre como programar desenvolvam sites, apps ou até mesmo jogos eletrônicos.

Leia Também PC lento? Saiba como diminuir a lentidão no Windows e no Mac

“É um modelo de desenvolvimento baseado em ferramentas visuais, não textuais.

Em vez de usar códigos, ter de codificar e aprender linguagens, você entra em interfaces que dão alguns blocos prontos, e pode montar funcionalidades”, explica Mario Campello, fundador da Codenuts , uma das maiores empresas de desenvolvimento no-code do Brasil.

“É simples de começar, mas a partir do momento que você começa a perceber as funcionalidades e possibilidades, é sempre interessante se aprofundar e aprender um pouco mais”, acrescenta ele.

Treino Adriana diz que passou por “treinamento intensivo” por meio de videochamadas durante cerca de três meses.”Conversei com muita gente sobre como desenvolver o aplicativo, do técnico do celular ao rapaz que arruma o computador da família.Até que um especialista em tecnologia me disse: ‘não vou fazer pra você, vou ensinar a fazer’.E outra amiga me ajudou com as fórmulas ( para cálculos dos imóveis )”, conta Adriana.”Abri uma janelinha para algo que eu não conhecia.”

Após aprender – e a criar seu próprio app –, Adriana foi atrás das informações que a motivaram a desenvolver a ferramenta: descobrir o preço real dos imóveis do Rio.Para isso, buscou junto ao banco de dados da prefeitura os valores das transações de todos os imóveis na cidade nos últimos dez anos, incluindo a variação de preços nas diferentes épocas: do boom que se viu antes dos Jogos Olímpicos do Rio , em 2016, à crise que veio depois.

Foi assim que surgiu o RioM² , disponível de forma gratuita para celulares que usam os sistemas da Apple e Android.Intuitivo.

O aplicativo informa em poucos toques, e sem nenhuma necessidade de cadastro prévio, qual o valor real de imóveis de qualquer parte do Rio.

Novas portas Segundo Campello, plataformas no-code abrem inúmeras possibilidades.É possível aprender a usá-las para negócios – e ganhar muito dinheiro com isso –, ou simplesmente como hobby.

“Existem diversas plataformas de no-code, com diversos tipos de objetivos.

Você pode fazer chatbot (ferramenta online que orienta e responde perguntas básicas para que o consumidor não precise falar com um atendente), site, aplicativo, uma infinidade de coisas.Essas plataformas são das mais básicas, em que você consegue fazer algo muito rápido, já pré-customizado, até outras mais avançadas, com um certo tipo de complexidade”, indica.

Outro ponto bem interessante é que as versões básicas são de graça.

“Os custos variam muito, mas a maioria das plataformas oferece opções gratuitas, deixando os usuários testarem”, conta Campello.Foi o caso de Adriana, que aprendeu a desenvolver na versão sem custo, e depois passou a investir, junto com o sócio, na versão paga.

“Não é um movimento, tendência.É uma realidade.

A cada dia mais, é importante que pessoas comuns consigam projetar suas ideias de forma escalar”, diz Campello.”Além de ser útil e dar dinheiro, é super divertido trabalhar com isso.”

Dicas Para desenvolver sites: Wix / WordPress / squarespace Para desenvolver apps e softwares: Adalo / bubble Para desenvolver chatbot no WhatsApp: Take Blip.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

Mãe de Naiara Azevedo se surpreende pela filha ter conseguido esconder dela sobre a participação no reality – Pais

Home Style Mãe de Naiara Azevedo se surpreende pela filha ter conseguido esconder dela…Style Mãe de Naiara Azevedo se surpreende pela filha ter conseguido esconder dela sobre a participação no reality – Pais&Filhos January 17, 2022 5 0 var td_screen_width = window.innerWidth; if ( td_screen_width >= 1140 ) { /* […]
Mãe de Naiara Azevedo se surpreende pela filha ter conseguido esconder dela sobre a participação no reality – Pais

Subscribe US Now